domingo, 19 de janeiro de 2020

2001- Uma odisseia no espaço

                                                              

Resenha 
Livro: 2001- Uma odisseia no espaço 
Autor: Arthur C. Clarke 

    Clássico da ficção científica, tendo influenciado variadas produções cinematográficas e literárias ao longo dos anos, a obra 2001- Uma odisseia no espaço foi adaptada para os cinemas, com a direção de Stanley Kubrick. O roteiro do filme e o livro foram escritos ao mesmo momento. De certa maneira, são obras complementares. É interessante ler o livro e assistir o filme também, para uma experiência completa. 

A obra fala, de maneira geral, sobre a humanidade. Começa com os ancestrais dos seres humanos, chamados de homens-macaco. Esses seres viviam um dia de cada vez. Sem nenhum tipo de tecnologia, estavam ao bel prazer da natureza. Eram dominados por ela, tendo que fugir de predadores, se virar para comer, se proteger da fome, do frio. Em um determinado momento, chega no local onde esses seres vivem um objeto retangular, preto e grande. É o famoso monólito. O monólito é visto com muita curiosidade pelos homens-macaco. Ele se comunica com eles, fazendo uma espécie de seleção-natural. A partir desse encontro inesperado, os homens-macaco começam a produzir ferramentas que os levam a , em certa medida, dominar a natureza de forma que não faziam anteriormente.  

Depois, o tempo avança ate o ano de 1999. Nesse fim de milênio, temos a humanidade na era de ouro da exploração espacial. Os seres humanos sendo capazes de visitar a lua, fazer expedições para planetas distantes, verificar vida extraterrestre. Um doutor é chamado na lua para verificar a ocorrência de um objeto estranho: nada mais nada menos que o nosso já conhecido monólito. Foi enterrado em uma cratera lunar há mais de 3 milhões de ano, tendo sido redescoberto naquele momento.  

A terceira parte do livro narra as aventuras de uma tripulação a bordo de uma nave super  inteligente chamado HAL 9000, dois anos após a descoberta do monólito . O destino da missão é Saturno e a verificação de vida inteligente fora da terra. Apenas o computador sabe esse segredo e fará de tudo para manter essa missão a salvo. É interessante notar que toda vez em que há algum tipo de avanço tecnológico na humanidade, o monólito esta lá espreitando, observando e selecionando. 

Na minha concepção, o autor usa todo esse contexto para discutir uma questão existencial: de onde viemos e para onde vamos? Qual o destino dos seres humanos, da humanidade. A história começa quando os nossos ancestrais ainda não sabiam falar, nem utilizar ferramentas, produzir tecnologia de maneira geral. De certa forma, o monólito age como mecanismo de seleção natural, fazendo sobreviver aqueles mais fortes, mais ágeis, mais adaptados e inteligentes, que seriam capazes de produzir artigos necessários para nossa evolução como espécie. Éramos dominados pela natureza e a partir da intervenção do monólito, passamos a dominá-la.  

Depois, o ser humano já domina completamente a natureza e sai em busca de explorar e dominar outros universos, planetas e galáxias. Ou seja, como diz no livro, sendo senhores do mundo, o que faremos em seguida? Lança uma reflexão acerca da nossa necessidade de exploração e busca do conhecimento.  

Outra questão importante a ser discutida no livro é o que nos torna humanos. Os nossos ancestrais que não possuíam linguagem, mas começaram a produzir tecnologia, podiam ser considerados seres humanos? O computador superinteligente HAL 9000 construído à imagem e semelhança dos seres humanos, dotado de dúvidas e anseios, poderia ser considerado ser humano? São as dúvidas, a capacidade de comunicação, a tecnologia, os sentimentos, desejos.. O que nos une como espécie? Termino essa resenha com a frase final do livro, a fim de fazermos uma reflexão: 


Depois esperou, ordenou os pensamentos, e Meditou sobre os seus poderes ainda por testar. Pois embora fosse senhor do mundo, não sabia bem o que fazer a seguir. Mas acabaria por descobrir alguma coisa.” 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2001- Uma odisseia no espaço

                                                               Resenha   Livro: 2001- Uma odisseia no espaço   Autor: Arthur ...