terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Ventos de Quaresma

Resenha
Livro: Ventos de Quaresma (Primavera)
Autor: Leonardo Padura

Segundo livro da tetralogia Estações Havana, Ventos de Quaresma se passa na primavera do ano de 1989, ano da queda do muro de Berlim, evento que trouxe muitas mudanças para Cuba. Diante desse fato, acompanhamos mais uma das investigações do detetive Mário Conde, um saudosista e romântico policial, que queria ser escritor.

Nesse segundo volume, Conde precisa desvender o mistério do assassinato de uma professora  de química de 24 anos do antigo colégio dele, La Víbora, ao mesmo tempo que investiga o tráfico de drogas crescente em Cuba. Em contrapartida , Conde vive um momento mágico em sua vida pessoal: se apaixona por uma engenheira química tocadora de saxofone, com quem imagina possuir no futuro uma vida, casar e ter filhos.

Assim como no primeiro livro, temos descrições muito detalhadas da história, o que nos faz estar quase presente em todo o enredo, nos envolve de maneira deliciosa. Acompanhamos o Vento de Quaresma, que traz um prelúdio de uma nova era em Cuba. Pelo país e o mundo estarem atravessando momentos de mudanças, Conde se mostra cada vez mais nostálgico e melancólico, lembrando sempre do passado, do que já aconteceu.

Podemos perceber uma Cuba diferente daquela que conhecemos, através dos livros de Padura: longe de um romance imparcial, conseguimos entender um pouco as contradições desse país que inspira tantos debates apaixonados. Não temos em nossa frente uma defesa acrítica do regime cubano de governo. Em seu lugar, observamos, através das descrições do cotidiano dos personagens, uma visão nada maniqueísta da vida em Cuba, com todas as suas alegrias e seus agrures, numa narrativa cada vez mais sórdida e comovente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2001- Uma odisseia no espaço

                                                               Resenha   Livro: 2001- Uma odisseia no espaço   Autor: Arthur ...