quinta-feira, 27 de julho de 2017

Do jeito que o diabo gosta

Resenha
Livro: Do jeito que o diabo gosta
Autor: Lodir Negrini

Um ex astro do rock na casa dos quarenta anos faz um pacto com o Diabo para recuperar seus dias de glória. Essa é a premissa do livro Do jeito que o Diabo Gosta. O artista em questão se chama Alex Britto. Alex Britto tem várias vantagens ao assinar o contrato que valida o pacto, mas também precisa cumprir muitas exigências. Vale destacar aqui:  as exigências do contrato. O autor trabalha com mitos do imaginário popular nessa parte do livro que me renderam muitas risadas, como por exemplo o cantor ter que colocar mensagens subliminares na sua música que só podem ser entendidas quando a música é tocada de trás pra frente.
Alex é um personagem não muito carismático. Não foi fácil para mim gostar de Alex Britto. Um cantor de rock que parece não ter crescido muito desde a época que possuía uma banda, quando era mais jovem, até os dias atuais. Um tanto quanto machista, tratando as mulheres e todos ao seu redor como objetos que servem meramente ao seu bel prazer. Mas acredito que essa tenha sido realmente a intenção do autor. Recheado de humor ácido, o livro ironiza a vida de subcelebridades, o quando as pessoas estão desesperadas para se tornarem famosas nos dias atuais e o que estão dispostas a fazer por isso.
O livro critica a indústria musical e nisso ele é muito eficiente. Fica fácil para o leitor perceber que, na maior parte das vezes, para um artista fazer sucesso, ele tem que cantar músicas que não o agrada e nem fazem parte da essência dele. Conseguimos perceber a trama de relações que há por trás do mundo do glamour e do sucesso. Hoje em dia, temos a ascensão de muitos artistas independentes, que por conta disso, conseguem driblar em grande parte essa exigência de pouca qualidade e muita “grudabilidade” das gravadoras para com suas músicas. A obra traz uma crítica ainda às pessoas que misturam política com religião, salientando que essa mistura nunca dá certo.

Um livro curto e sucinto, leve, perfeito para quem quer se divertir e de quebra refletir sobre as questões citadas acima. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2001- Uma odisseia no espaço

                                                               Resenha   Livro: 2001- Uma odisseia no espaço   Autor: Arthur ...