quinta-feira, 20 de julho de 2017

O homem que amava os cachorros

Resenha
Título: O homem que amava os cachorros
Autor: Leonardo Padura
Editora: Boitempo Editorial
Ano de lançamento: 2013

Pensei muito sobre como começar a falar sobre O homem que amava os cachorros. Fazia tempo que eu não lia uma obra que me envolvia da maneira como essa me envolveu.
O livro conta a história de três pessoas. É narrado em 2004, por um homem frustado em seu desejo de escrever, um cubano que trabalha na edição de uma revista veterinária chamado Iván. A partir do encontro de Iván com um enigmático senhor que andava na praia com seus cachorros, a quem Iván apelida de homem que amava os cachorros, a história começa a se desenrolar.
Misturando ficção e realidade, a obra conta a história de três vidas que se cruzam: os últimos anos de vida de Leon Trostky, o revolucionário russo, e seu assassinato; conta e humaniza a história de vida e a trajetória que levou Ramón Mercader(ou seria Jaques Mornard? Ou soldado 13?), o assassino de Trostky, a realizar aquele ato; e conta a história do narrador Iván.
O livro é uma obra prima, pois cumpre o papel da literatura, nos faz viajar e entrar na mente dos protagonistas do livro e nos faz sentir na pele deles, agindo como eles. Longe de apresentar uma visão maniqueísta de mundo, nos mostra que todos na vida(ou a maior parte) possuem características boas e ruins , nada é somente preto no branco, oito ou oitenta.
A história possui diálogos envolventes, descrições minuciosas das cenas, o que nos transporta diretamente para a situação descrita. A vida dos três personagens principais, que poderiam não estar ligadas entre si, acabam formando um paralelo, pois, entre muitas outras características semelhantes, o amor pelos cachorros os une. Não existe na realidade um homem que amava os cachorros, mas três homens que amavam os cachorros.
Utilizando-se de metáforas que transcendem o tempo, o texto é muito bem construído e dotado de sentidos. Para quem quer aprender mais sobre a história da URSS, de Cuba vale a pena ler. Da verdadeira história, rompendo com o que a grande mídia mostra/mostrou/mostrará acerca disso Uma grande história, contada por um grande autor. Uma verdadeira obra prima latino-americana. Vale muito a pena todas as 600 páginas lidas nesse livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

2001- Uma odisseia no espaço

                                                               Resenha   Livro: 2001- Uma odisseia no espaço   Autor: Arthur ...