domingo, 22 de abril de 2018

O professor


Resenha
Livro: O Professor
Autor: Cristovão Tezza
Lançamento: 2014

Revisitar nosso próprio passado pode ser uma experiência traumática. A obra O Professor, do escritor brasileiro Cristovão Tezza, autor de O Fiho Eterno, faz justamente isso. Heliseu é um professor da disciplina filologia românica da universidade e que está indo receber uma homenagem na faculdade em que leciona. O tempo cronológico do livro é a manhã em que Heliseu está se aprontado para comparecer à homenagem, porém, ao longo dessa manhã, o professor acaba rememorando sua vida inteira: o seu casamento; sua paixão por uma ex aluna; sua relação com o filho homossexual, entre outros fatos.

Ao mesmo tempo em que temos uma recapitulação da vida individual de Heliseu, tem-se no livro uma retomada da história do Brasil, desde os tempos da ditadura militar, passando por todos os governos, incluindo Lula e Dilma Roussef. A todo momento tem-se a passagem do plano individual para o coletivo e vice-versa.

O livro é muito bem escrito. Como o personagem principal é professor de filologia românica, disciplina que aborda a origem da língua, há trechos de livros com linguagem erudita, mas que são facilmente compreensíveis através do contexto. Mas a linguagem majoritária do livro carrega traços da oralidade. Pode-se perceber expressões características da língua falada no texto escrito.

A todo momento no livro o personagem questiona a velhice, onde pude fazer um paralelo com a matéria que ela lecionava na faculdade: assim como sua disciplina, que ao longo dos anos, tem sido considerada inútil, pelos discentes e docentes, visto que nenhum outro docente gostaria de pegar a matéria, ele mesmo, Heliseu, também foi envelhecendo e perdendo, aos olhos da sociedade, sua utilidade. Quando o personagem utiliza a expressão dos encontros intervocálicos, sugere que o tempo está passando, e a língua e a sociedade, assim como ele próprio, sofreram transformações.

 O livro é todo narrado do ponto de vista do Heliseu. Algumas passagens da vida dele até me fizeram criar um tipo de barreira para ser conquistada pelo personagem: o fato de ter enganado sua mulher com uma ex aluna; rejeitar o filho homossexual; não cuidar do filho quando pequeno, deixando a responsabilidade para sua esposa, entre outros. Mas, refletindo após a leitura do livro, acredito que seja esse o objetivo de Tezza: mostrar que somos seres imperfeitos e contraditórios. Em nossa intimidade, temos atitudes que seriam consideradas desrespeitosas. Tezza nos desnuda, ao mesmo tempo que nos mostra toda a intimidade de Heliseu. Afinal, quem tem coragem de contar sua história, nua, crua e sem floreamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2001- Uma odisseia no espaço

                                                               Resenha   Livro: 2001- Uma odisseia no espaço   Autor: Arthur ...