sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Eu vos abraço, milhões.

Resenha
Livro: EU VOS ABRAÇO, MILHÕES
Autor: Moacyr Scliar

Um avô é questionado pelo seu neto, através de uma carta, se é feliz. O avô pensa bastante antes de responder e conclui que sim, é feliz. A partir desse questionamento, o idoso começa a relembrar seus tempos de juventude nesse romance de formação, que é excepcional, o último na vasta carreira de Scliar.

Valdo, quando jovem, sonha em ser revolucionário, mudar o mundo em que vive, fazer a revolução do proletariado. Conhece a obra de grandes comunistas como Marx e Lênin através do filho de sua professora Doroteia, o Geninho. A primeira paixão do Valdo é a leitura. Através de sua sede incessante de leitura, Valdinho se apaixona pela ideologia comunista. Gaúcho, filho de um capataz que trabalhava numa estância e era frequentemente humilhado por seu patrão, coronel Nicácio, vê no comunismo uma chance de fornecer poder ao povo, para que se vejam livres de tantos coronéis Nicácios que vivem por ai.

Valdinho então abandona sua vida no Rio Grande e parte em direção ao Rio de Janeiro, com o objetivo de estudar sobre o comunismo e se tornar um camarada do partido, com a ajuda de um grande pensador da época, Astrojildo Pereira. Enquanto espera o momento de conhecer o intelectual, Valdo precisar começar a trabalhar a fim de sobreviver. Ele se torna operário da obra do Cristo Redentor, símbolo de - palavras dele - alienação, o ópio do povo.

O romance comporta um tempo histórico extenso. Desde a última década do século XIX passando pelas primeiras décadas do século XX, com Getúlio Vargas no poder até chegar aos dias de hoje.
Acompanhamos os questionamentos de Valdo mediante à sua vida, suas escolhas e contradições. Todos possuímos sonhos. A maior parte de nós, quando jovens, possuímos o desejo de mudar o mundo. Mas, muitas vezes, contra nossa vontade, somos levados pela vida a abandonar nossos anseios que tanto nutríamos na juventude pelas exigências da “vida real”, do sistema que vivemos, no qual somos obrigados a trabalhar para viver, muitas vezes em trabalhos que não fazem sentido para nós.

A obra aborda alguns fatos que realmente aconteceram, passando essa informação ao leitor de maneira leve e divertida. Mistura fatos históricos e ficcionais. Uma mixagem que dá certo.

Eu vos abraço, milhões. Uma obra pra ser lida e refletida. Principalmente nos dias de hoje. Fôlego de ânimo e força para quem está desanimado ou desanimada. Vale a pena a leituras das poucos mais de duzentas páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2001- Uma odisseia no espaço

                                                               Resenha   Livro: 2001- Uma odisseia no espaço   Autor: Arthur ...